Contate-nos: 34-3229-3323 casadaarvorecdal@gmail.com

Osvaldo Rezende, Uberlândia, MG

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 por Casa da Árvore. Orgulhosamente criado com Wix.com

Please reload

Posts Recentes

O modelo Sudbury de educação

October 18, 2014

1/1
Please reload

Post em Destaque

O que os estudantes escolhem?

March 5, 2015

Imagem: arquivo da Casa da Árvore

O que os estudantes escolhem?

 

Hanna Greenberg. In: GREENBERG, Dan. The Sudbury Valley Experience. Framingham: Sudbury Valley School Press, 1992. p. 38-40.

 

Tradução de Luís Gustavo Guadalupe Silveira

 

    Quando a Sudbury Valley era um sonho prestes a se realizar, frequentemente me perguntavam como nós iríamos lidar com estudantes que escolhessem fazer somente coisas que poderiam fazer com facilidade e evitassem aprender assuntos que poderiam achar difíceis. Naquele período inicial, quando a teoria e não a experiência real orientava nossos pensamento, eu respondia que na SVS nós iríamos apoiar as decisões dos estudantes incondicionalmente. Nós acreditávamos que se os estudantes fossem obrigados a estudar assuntos que odiassem ou que se sentissem inadequados para abordar, eles provavelmente não conseguiriam aprender nada mesmo. Nós preferimos ensinar coisas que eram do interesse deles em vez de obrigá-los a estudar assuntos que odiavam. Não preciso lembrar aqui as experiências de educadores que confirmam a grande quantidade de esforço que é necessária para ensinar um assunto que deveria ser fácil de aprender a uma pessoa desinteressada, um esforço que na maioria dos casos não leva a nada.

 

    Essa era nossa situação em 1968. Hoje, não precisamos teorizar no vazio. Temos experiência e ela tem nos mostrado que nossas teorias eram válidas ainda que nossas expectativas iniciais tenham subestimado muito os resultados que iríamos observar. Aprendemos que não obrigar os estudantes a aprender tinha consequências mais vastas do que havíamos antecipado. Descobrimos ao longo dos anos que muitos estudantes não somente dedicaram tempo para aprender algo de que gostavam mas escolheram aprender assuntos que achavam desagradáveis e chatos. Eles não somente não escolhem o caminho que oferece menor resistência, mas realmente buscam o caminho mais difícil para eles. Esse fenômeno ocorre igualmente em todas as idades, mas se manifesta somente após os estudantes perceberem que seu destino está em suas próprias mãos e que seu rumo na vida depende de suas próprias ações.

 

    Isso nos maravilhou há alguns anos, quando percebemos pela primeira vez o que estava acontecendo; agora, já virou lugar-comum. Frequentemente, estudantes nos contam que estão estudando álgebra porque não conseguiram aprender em suas escolas anteriores. Ou eles precisam se sair bem no SAT1 para aumentar suas chances de entrar na universidade que escolheram, então eles estudam assuntos que acham terrivelmente desagradáveis por meses a fio. Outros se forçam a brincar ao ar livre para superar a timidez, a vergonha ou a falta de força física. Outros se tornam ativos na administração da escola a fim de superar sua dificuldade de se organizar. As atividades podem variar, mas o denominador comum básico é a escolha consciente e intencional de fazer o que é visto como o mais difícil.

 

    Os adultos adoram desafiar a si mesmos, e as crianças gostam mais ainda. Faz parte da natureza humana testar a própria determinação, entusiasmar-se ao explorar o desconhecido e desfrutar a resolução de problemas. As crianças na SVS têm tempo de fazer tudo isso e muito mais. Elas escalam seus próprios Everests todo dia com coragem e vitalidade. Frequentemente nos maravilhamos com suas ações e imaginamos como pessoas tão jovens possuem tanta sabedoria e sensatez para escolher o caminho difícil a fim de melhorar suas vidas.

 

 

1Sigla para “Schoolastic Aptitude Test”, um exame que os estudantes do ensino médio dos Estados Unidos prestam para ajudá-los a entrar nas universidades.

Please reload

Siga-nos
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now