Contate-nos: 34-3229-3323 casadaarvorecdal@gmail.com

Osvaldo Rezende, Uberlândia, MG

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 por Casa da Árvore. Orgulhosamente criado com Wix.com

Please reload

Posts Recentes

O modelo Sudbury de educação

October 18, 2014

1/1
Please reload

Post em Destaque

A participação dos pais

November 18, 2014

 

Shawna Nehiley – Sudbury Valley School Blog

Tradução de Luís Gustavo Guadalupe Silveira

 

            Participação dos pais é um termo usado frequentemente na educação tradicional. Normalmente diz respeito a coisas como trabalho voluntário em sala de aula, participação em associações de pais e mestres ou acompanhamento de excursões. De maneira mais sutil, a participação dos pais na educação dos filhos garante que os valores culturais e/ou familiares prevaleçam sobre a individualidade da criança. Assim, a participação dos pais não ocorre tanto em benefício da criança, mas para o bem da instituição educacional ou dos próprios pais.

            Logo, não é nenhuma surpresa que, numa escola Sudbury, na qual o principal objetivo é que a criança desenvolva sua potencial natureza individual única, a participação dos pais não seja encorajada.

             Como mãe de um estudante da Sudbury Valley School que estudou em escola pública por cinco anos, eu acredito que parte da beleza da Sudbury Valley é que meu filho Gavin a considera a sua escola. Isso significa que, de tudo que aconteceu no seu dia, eu só fico sabendo dos pedacinhos que ele decide compartilhar comigo.

            E eu estou mais do que tranquila com isso, porque penso que uma grande parte da experiência Sudbury é a criança poder explorar sua própria independência e experimentar a si mesma como um indivíduo capaz de seguir seus próprios instintos. Isso é muito difícil de fazer quando há adultos zanzando ao redor, especialmente os pais.

            É extremamente difícil, se não impossível, para uma criança ser completamente livre na presença das figuras parentais. Eu reconheço que em minha própria vida, mesmo como mulher adulta, eu tendo a me sentir bem menos livre na presença dos meus pais. Para as crianças, esse sentimento é amplificado, pois elas ainda dependem dos pais para coisas muito básicas, como alimentação, abrigo e afeto.

            Eu sinto que parte da mágica que acontece na Sudbury Valley é que meu filho está conhecendo quem ele é como pessoa, independentemente de em quais crenças e valores culturais ou familiares ele tenha sido iniciado sem o seu consentimento. Desse modo, a escola é um lugar que é completamente dele, sem qualquer itinerário, implícito ou tácito, advindo de nenhuma fonte externa. Isso, eu sinto, é um dos componentes-chave da educação Sudbury e um dos mais importantes para o crescimento de uma criança em um adulto pleno e autônomo.

 

Texto original disponível em: http://blog.sudburyvalley.org/2014/11/parental-involvement/

Please reload

Siga-nos
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now