Contate-nos: 34-3229-3323 casadaarvorecdal@gmail.com

Osvaldo Rezende, Uberlândia, MG

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 por Casa da Árvore. Orgulhosamente criado com Wix.com

“Todo o viver humano ocorre em conversações e é nesse espaço que se cria a realidade em que vivemos.”

               Humberto Maturana

"O mais pessoal é o mais universal."

                    Carl Rogers

"... as crianças foram criadas pela natureza para aprender por meio de brincadeiras e explorações auto-dirigidas..."

Peter Gray

SOBRE



O que é a Casa da Árvore?

Somos uma comunidade de aprendizagem formada por uma equipe de adultos e um grupo de crianças e adolescentes de 4 a 18 anos. De segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, nos encontramos para construir coletivamente um espaço seguro para a livre realização das potencialidades de cada um.

 

Como funciona?

A gestão do espaço é democrática e são realizadas assembleias semanalmente para deliberar sobre temas do interesse da comunidade. As regras de comportamento, por exemplo, são elaboradas nesses momentos. Aos adultos cabe zelar pela segurança dos aprendizes, apoiar sua busca por conhecimento e as atividades que desejam realizar e manter o local funcionando. Os aprendizes decidem o que querem fazer ao longo da tarde e são livres para utilizar os recursos disponíveis na sede da comunidade (livros, jogos, quintal, brinquedos, revistas, vídeos, computador, equipe etc.) e para solicitar novos recursos.

 

Quais são os princípios norteadores dessa proposta?

Inspirados pelo Modelo Sudbury, acreditamos que o aprendiz é responsável por sua própria educação e que, por meio de sua curiosidade pessoal, é capaz de desenvolver todas as habilidades e conhecimentos necessários para a vida coletiva, desde que esteja inserido num ambiente propício e receba o apoio necessário dos membros da comunidade de aprendizagem. Acreditamos que a convivência entre pessoas de idades diferentes gera benefícios incalculáveis para todos: empatia, zelo, cuidado, modelagem de comportamento, respeito às diferenças, riqueza de relacionamentos, aprendizagens e trocas diversas. O cultivo da autoconsciência, da autoestima e da curiosidade, num ambiente em que cada voz conta, propicia a descoberta das habilidades e aspirações pessoais, ao mesmo tempo em que se reforça o respeito pelo outro.

 

Como faço para conhecer mais sobre a Casa da Árvore?

Entre em contato pelo site, por telefone (3229-3323) ou por e-mail (casadaarvorecdal@gmail.com), se inscreva em nossa mala direta para saber dos encontros informativos e agende uma visita para conhecer nosso espaço!

 

 

 

PRÓXIMA CASA ABERTA:

em breve!

1/6
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now